Conceitos de marketing pessoal e de relacionamento é onde deve estar a atenção do fotógrafo. Uma estratégia com os objetivos traçados, que tipo de produto ou serviço oferecer, definir o valor agregado, são passos importantes para quem trabalha ou vai trabalhar com fotografia. A conceituação da marca, ou seja, ter um nome comercial também deve posta em prática para alcançar o profissionalismo. Estas e outros inúmeros conceitos como aparência, comportamento, atitude profissional, publicidade e divulgação, reciclagem, manutenção, pós-venda, foram abordadas pela apostila.
Num resumo geral, a apostila apresentava ‘O que o fotógrafo deve fazer’ e ‘O que o fotógrafo não deve fazer’ que serve de parâmetro ainda hoje na que diz respeito à fotografia de casamento e demais áreas:
Reciclar-se sempre
Nas palavras da apostila: “A reciclagem é de extrema importância para que o profissional esteja atento a todas as tendências que acontecem no mercado. Cursos, palestras, livros, workshops e feiras. O treinamento é uma ferramenta que auxilia o profissional a desenvolver suas habilidades através das melhores práticas que já foram testadas e, portanto, têm menores chances de erro.”
Bem atual a ideia proposta, ainda mais hoje com tanta tecnologia surgindo a todo o momento. Com a fotografia digital veio a facilidade e praticidade, mas também câmeras, softwares de edição e gerenciamento de imagem, atualizados constantemente. Siglas de todo tipo identificam tecnologias, propõem soluções de todo tipo. O fotógrafo de hoje precisa conhecer e operar bem não apenas sua câmera, mas também as tecnologias associadas a ela.
Seja Cordial
Requisito básico. O fotógrafo é um caçador de imagens, invade o círculo pessoal e, às vezes, a intimidade das pessoas. Dinâmica, esperteza, feeling, ousadia, são características que todo fotógrafo deve ter. Contudo, não precisa ser mal educado.
Ofereça soluções
Pense na solução e não no problema. Focar a energia na solução é uma maneira prática de resolver uma determinada situação. Todo tipo de problema pode ser superado com uma atitude positiva.
Valorizar sua marca
Costumamos sempre avaliar nosso modo de agir. Há quem procure ajuda com psicólogos e outros tem grande capacidade de autorreflexão. Com seu nome (marca) não tem como ser diferente. Como as pessoas enxergam seu nome,fotos e trabalho, sua logo é boa, a pronúncia do seu nome é agradável e de fácil memorização. Saber como é visto é muito importante para quem pretende aprimorar-se ainda mais na fotografia.
Investir com consciência, mas sempre investir
A pergunta feita na apostila é: ‘O que você pode melhorar?’ Equipamentos, tecnologia, estúdio, equipe. Não esqueça que você é peça da engrenagem. Analise suas potencialidade e fragilidades. Se for preciso invista em você e deixe o equipamento de lado. Veja o que é prioridade. Por exemplo, queria trabalhar com fotojornalismo, tinha um feeling muito grande, no meu portfólio constavam alguns trabalhos, mas meu currículo não apresentava nenhum curso relacionado. Procurei o aprimoramento teórico e não só prática.
Alinhe sua estratégia
Saber aonde quer chegar e tão importante quanto o primeiro passo. Por isso, alinhe seu pensamento e direcione-se ao melhor caminho. Defina seu foco, figurativa e literalmente falando. Qual ramo da fotografia você vai atuar, vai investir em qualidade ou preço, pretende especializar-se numa determinada área.
Um fotógrafo precisa ser versátil, dominar o equipamento e saber um pouco de tudo. Contudo, dominar uma área em especial conferi credibilidade e, quem sabe, melhores resultados profissionais.
Esta é uma questão que cabe a cada um. Tem muito haver com o que você é, suas ideologias e intenções. Também está relacionado ao seu modo particular de ver o mundo e de fotografá-lo. Tem gente que acha supérfluo e banal o mundo fashion, tem pessoas que não tem estômago para o fotojornalismo e sua realidade, muitas vezes, cruel. Outros se entediam com a rotina mais calma do estúdio e assim por diante. Cabe tentar vivenciar cada uma e escolher conforme sua aptidão e disposição e olhar.
post do blog: http://tudodefotografia.blogspot.com
Num resumo geral, a apostila apresentava ‘O que o fotógrafo deve fazer’ e ‘O que o fotógrafo não deve fazer’ que serve de parâmetro ainda hoje na que diz respeito à fotografia de casamento e demais áreas:
Reciclar-se sempre
Nas palavras da apostila: “A reciclagem é de extrema importância para que o profissional esteja atento a todas as tendências que acontecem no mercado. Cursos, palestras, livros, workshops e feiras. O treinamento é uma ferramenta que auxilia o profissional a desenvolver suas habilidades através das melhores práticas que já foram testadas e, portanto, têm menores chances de erro.”
Bem atual a ideia proposta, ainda mais hoje com tanta tecnologia surgindo a todo o momento. Com a fotografia digital veio a facilidade e praticidade, mas também câmeras, softwares de edição e gerenciamento de imagem, atualizados constantemente. Siglas de todo tipo identificam tecnologias, propõem soluções de todo tipo. O fotógrafo de hoje precisa conhecer e operar bem não apenas sua câmera, mas também as tecnologias associadas a ela.
Seja Cordial
Requisito básico. O fotógrafo é um caçador de imagens, invade o círculo pessoal e, às vezes, a intimidade das pessoas. Dinâmica, esperteza, feeling, ousadia, são características que todo fotógrafo deve ter. Contudo, não precisa ser mal educado.
Ofereça soluções
Pense na solução e não no problema. Focar a energia na solução é uma maneira prática de resolver uma determinada situação. Todo tipo de problema pode ser superado com uma atitude positiva.
Valorizar sua marca
Costumamos sempre avaliar nosso modo de agir. Há quem procure ajuda com psicólogos e outros tem grande capacidade de autorreflexão. Com seu nome (marca) não tem como ser diferente. Como as pessoas enxergam seu nome,fotos e trabalho, sua logo é boa, a pronúncia do seu nome é agradável e de fácil memorização. Saber como é visto é muito importante para quem pretende aprimorar-se ainda mais na fotografia.
Investir com consciência, mas sempre investir
A pergunta feita na apostila é: ‘O que você pode melhorar?’ Equipamentos, tecnologia, estúdio, equipe. Não esqueça que você é peça da engrenagem. Analise suas potencialidade e fragilidades. Se for preciso invista em você e deixe o equipamento de lado. Veja o que é prioridade. Por exemplo, queria trabalhar com fotojornalismo, tinha um feeling muito grande, no meu portfólio constavam alguns trabalhos, mas meu currículo não apresentava nenhum curso relacionado. Procurei o aprimoramento teórico e não só prática.
Alinhe sua estratégia
Saber aonde quer chegar e tão importante quanto o primeiro passo. Por isso, alinhe seu pensamento e direcione-se ao melhor caminho. Defina seu foco, figurativa e literalmente falando. Qual ramo da fotografia você vai atuar, vai investir em qualidade ou preço, pretende especializar-se numa determinada área.
Um fotógrafo precisa ser versátil, dominar o equipamento e saber um pouco de tudo. Contudo, dominar uma área em especial conferi credibilidade e, quem sabe, melhores resultados profissionais.
Esta é uma questão que cabe a cada um. Tem muito haver com o que você é, suas ideologias e intenções. Também está relacionado ao seu modo particular de ver o mundo e de fotografá-lo. Tem gente que acha supérfluo e banal o mundo fashion, tem pessoas que não tem estômago para o fotojornalismo e sua realidade, muitas vezes, cruel. Outros se entediam com a rotina mais calma do estúdio e assim por diante. Cabe tentar vivenciar cada uma e escolher conforme sua aptidão e disposição e olhar.
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